MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA de Virgem

"Um dos grandes sábios diz-nos que os doze signos do Zodíaco formam um lótus, e que cada constelação é uma pétala deste. Cada um deles está carregado de electricidade cósmica, e os seus campos de força estendem-se a muitos milhões de quilómetros. No seu conjunto, o Zodíaco forma uma grande fábrica e as constelações representam cargas eléctricas positivas e negativas. A Vida Central destas doze constelações preenche-as de fogo cósmico.....O nosso Sol, com a sua família, o sistema solar, viaja no espaço e a cada trinta dias entra no campo electromagnético de uma destas constelações. O período da Lua Cheia é o momento em que o nosso Sol se sincroniza com a corrente energética da constelação e transmite a energia dos planetas à nossa terra. Na realidade, há sincronismo entre a humanidade, a Hierarquia, Shamballa, o Logos planetário, outros dois planetas, o Sol e a constelação na qual o Sol se encontra nesse mês"
Sinfonia do Zodíaco T. Saraydarian
16 de Setembro .:. 21.09h


com Júlia Simões
Entrada - Donativo ao Espaço

PRÁTICA DE YOGA

Recomendações para a prática:

Para recuperar aulas é preciso avisar antes.

Se possível tome banho antes da prática.

Evite comer 2 a 3 horas antes de praticar.

Não beba água durante a prática. Pode beber 30 minutos antes ou depois.

Apreciamos a pontualidade, chegar tarde prejudica a sua prática e a dos demais praticantes.

Chegue 10 minutos antes para ter tempo de se equipar e entrar tranquilo na sala.

Pedimos que não interrompam a prática 5 minutos mais tarde do seu começo. Ao entrar permaneça atrás dos demais praticantes.

Uma vez finalizada a prática, só é aconselhável beber, comer e tomar banho passados 30 minutos.

Utilize roupa confortável que não prenda os movimentos.

Traga uma toalha por questões de higiene.

Desligue o telemóvel antes de entrar no YogaShala.

YOGA

O Yoga é um caminho, e de certa forma também o fim, para conhecermos a nossa verdadeira realidade, mais além das construções mentais espaço-temporais de formas e nomes. Pode ser entendido como uma cultura já que abarca tradições milenares, filosofia de vida, prática de técnicas, estudo e reflexão, arte, etc. Ao longo deste processo de prática e conhecimento, o yogi vai ampliando a percepção do mundo à sua volta, tornando-se mais sensível aos seres que o habitam, sejam eles humanos ou não, e descobre-se como sendo completo. É esse o grande objectivo do Yoga, a libertação (moksha) da sensação ilusória de ser incompleto, de que falta algo, de querer ser ou tornar-se algo diferente.

Praticamos e estudamos baseando-nos no Hatha Yoga Tradicional de acordo com os ensinamentos dos textos antigos do Yoga e do Advaita Vedanta, filosofia não-dualista. Tudo isto impregnado da espontaneidade e liberdade de cada praticante.

Algumas das técnicas usadas na prática:
Mantra: vocalização dos sons sagrados do Yoga
Bandha: contracção de plexos e glândulas para canalizar a energia
Shat karma: técnicas de purificação
Ásana: dinâmica corporal
Yoganidrá: relaxamento
Mudrá: selos energéticos
Pránáyáma: captação, retenção e distribuição da energia vital
Meditação: expansão da consciência

MASSAGEM AYURVEDICA

A massagem Ayurvedica faz parte da milenar e tradicional medicina Ayurvedica, corporificada nos Vedas. Possui várias ramificações dentro do vasto panorama das correntes espirituais da Índia.

Um corpo em perfeita harmonia, sintonizado numa postura correcta faz com que a pessoa permaneça continuamente em bem-estar, ou seja, com isso as energias e a circulação sanguínea permanecem fluindo correctamente. O corpo mantém-se calmo, em estado de relaxamento, a mente aquieta-se, o sistema linfático e a circulação sanguínea harmonizam-se, a digestão é mobilizada conjuntamente com o sistema de assimilação e eliminação permitindo com que haja uma remoção completa das toxinas, os músculos passam a se manter com maior flexibilidade, o sistema nervoso passa a funcionar de forma equilibrada, órgãos e glândulas passam a vibrar e realizar harmoniosamente as suas funções.

A massagem Ayurvedica abre naturalmente os chackras desenvolvendo a espiritualidade e os estados de consciência mais profundos de forma simples e progressiva… É um dos meios mais eficazes para o equilíbrio de todo o sistema energético corporal.
Para quem pratica Yoga esta massagem é uma das mais fabulosas técnicas que auxilia na abertura dos plexos e no alongamento dos tendões e músculos. Através dela o praticante pode conseguir benefícios amplamente superiores. Para os que praticam qualquer outro tipo de meditação, ela facilita poderosamente a estabilização da mente agitada para estados de paz e tranquilidade. Para os que vivem da vida agitada contemporânea e não têm tempo para praticar qualquer tipo de desporto ou lazer, a massagem Ayurvedica mostra-se eficaz para reequilibrar os sistemas do corpo ajudando a diminuir o stress e o cansaço.

Este tipo de massagem é também utilizado para aliviar problemas de saúde como asma, bronquite, desvios de coluna, hérnias, artrites, cansaço mental, esgotamento físico, etc…
Pode enumerar-se ainda:

۞ O retardamento do envelhecimento
۞ A eliminação da fadiga
۞ A eliminação do excesso de ar
۞ A melhoria da visão
۞ O fortalecimento do corpo
۞ O aumento da longevidade
۞ A indução ao sono e aos sonhos
۞ O fortalecimento da pele
۞ Proporciona uma maior resistências as enfermidades
۞ Acalma as doenças causadas pelo ar e pela mucosidade
۞ Melhora a cor e textura da pele.
۞ Por isso é tida, desde tempos muito remotos, como uma das mais completas técnicas de terapia corporal

A massagem trabalha directamente e simultaneamente nos três sistemas do corpo humano: o sistema sanguíneo / vascular, o sistema nervoso e o sistema linfático.
Ela consiste numa técnica de massagem profunda que alia movimentações vigorosas em toda a massa muscular conjuntamente com manobras de tracção e alongamento, além da estimulação de pontos e órgãos vitais, visando o equilíbrio físico, mental, psíquico, energético e espiritual.

As sessões podem durar de 1h a 1h30min e são aplicadas no chão num futon com o cliente parcialmente despido.
Utiliza óleos vegetais e naturais a fim de oferecer efeitos benéficos e estimulantes. A sua aplicação é suave e feita através de acupressão e fricção com as mãos e pés e nos pontos ao longo das linhas de energia.
É uma massagem extremamente agradável e relaxante.

Retirado e adaptado da sebenta de Swami Gyanesh,
“Massagem Ayurvedica Ciência da Vitalidade”.

Os professores no YogaShala

Raquel Sarojini Osório - Hatha Yoga
- Praticou Dança Contemporânea -Improvisação com o Prof. Stephan Jurgens (Almada, 1998/2001).
- Licenciada em Artes Plásticas - Escultura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 2006.
- Pratica Yoga desde 2001.
- Participou em diversos Retiros e Workshops de Yoga com o Prof. Simão Monteiro, Bruno Teixeira e Miguel Homem.
- Formação Intensiva Acompanhada, pelo C.E.M, na área da Dança e Performance (Lisboa, 2006).
- Professora de Hatha Yoga certificada pela Aliança do Yoga, com o Prof. Pedro Kupfer ( Portugal, 2008).
- Professora de Yoga certificada pela APIPSY, Prof. Edson Moreira (Portugal, 2008).
- Terapeuta certificada em Massagem Ayurvédica Tradicional, pela ALBA - Associação Luso-Brasileira de Ayurveda (Lisboa, Maio 2009).
- Actualmente ensina em Almada (Dharana Yogashala) e em Cascais (Health and Racket Club - Quinta da Marinha).