Ayurveda

I- Introdução ao Ayurveda e à Medicina Ayurvedica:

"Ayurveda é o nome dado à ciência médica com raízes na antiga Índia, desenvolvida há mais de 6 mil anos, fazendo dela o mais antigo sistema médico e holístico da humanidade. A medicina ayurvedica é reconhecida como sendo a mãe da medicina moderna, pois os seus princípios, estudo e aplicação prática foram a base para o posterior desenvolvimento das medicinas chinesa, árabe, romana e grega. Este reconhecimento não é meramente honorário, mas sim reforçado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Ayurveda é uma palavra que em sânscrito significa literalmente Ciência (veda) da vida (ayur), mas sendo a sua interpretação correcta a de "Ciência da Vida Saudável". A sua filosofia baseia-se na teoria dos cinco elementos, os Pancha Mahabhutas, elementos que formam toda a manifestação material do universo. São eles éter, ar, fogo, água e terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusivé o corpo humano (que além da matéria, também é formado por buddhi (discernimento), ahamkara (ego) e manas (mente). De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desiquilíbrio no corpo do indivíduo, dá-se início ao processo da doença.

A Ayurveda pode ser definida como a arte de viver em harmonia com as leis da natureza, assumindo-se assim uma natural e antiga sabedoria sobre a saúde e a cura. O seu objectivo principal é:

"Manter a saúde dos saudáveis e curar o sofrimento dos doentes."

É a arte da felicidade, através de uma forma prática, filosófica e espiritual... É a ciência da vida que engloba toda existência do indivíduo e do universo através de uma abordagem holistica em que se reconhece e promove  a interacção constante entre o corpo, mente, sentidos, e espírito bem como entre todos os aspectos práticos da vida tais como as relações, o meio ambiente, o estilo de vida, ocupação, etc.
(...)
A Ayurveda não pretende impor regras, receitas ou terapias, mas sim levar o indivíduo a tomar conhecimento sobre os métodos e princípios ayurvedicos de forma a poder fazer as suas escolhas, ouvindo o seu corpo e características únicas, respeitando as suas reacções.
(....)
Cada indivíduo é criação única da natureza,que através do ser humano encontra também uma forma de se exprimir, tal como acontece com os outros animais, rios, montanhas e toda a existência cósmica. "

.:.


II- Os Princípios Básicos da Ayurveda

A Ayurveda foi o primeiro sistema médico que manifestou uma concepção holistica integrada entre o corpo, a mente e o espírito e que defende uma relação profunda entre o universo ou o macrocosmos e a pessoa microcosmos.

A ayurveda concebe a vida como a união do corpo, sentidos, mente e o espírito, e toda a experiência positiva ou negativa a nível corporal tem seu efeito sobre a mente e vice-versa. 

As suas bases regem-se pela Teoria dos cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra), do sistema Tridosha ou dos 3 tipos corporais (Vata, Pitta e Kapha) os sete Dhatus ou tecidos (Rasa, Rakta, Mansa, Meda, Asthi, Majja e Shukra), os três Malas ou produtos de excreção, e a trindade da vida formada pelo corpo, mente e espírito.


O ser humano é uma interacção dos 3 doshas, dos 7 dhatus e os 3 malas. Os doshas ou humores, constituem a força básica que interactuam e se encontram presentes no organismo de todas as pessoas. 

.:.

 Os 5 elementos ( Panchamahabhutas)

Éter ou espaço (Akasha)
A expansão  da consciência é o espaço, e o espaço é o meio em que tudo existe e tem possibilidade de existir.

Ar (Vayu)
Este elemento é universal, sem forma e imóvel. O movimento da consciência determina a direcção ao longo da qual a mudança de local se processa. Esta acção causa actividades subtis dentro do espaço. De acordo com a perspectiva ayurvedica, este é o principio do ar. Existe um campo magnético cósmico responsável pelo movimento da terra, vento e água. A sua representação no corpo humano é o ar biológico, responsável pelos movimentos aferentes e eferentes, impulsos sensoriais e motores. Quando alguém toca a pele a sensação táctil é enviada para o cérebro pelo princípio do movimento. Depois há uma reacção ao impulso que é a resposta motora transmitida desde o cérebro até ao membro. Esta é uma função muito importante do ar. A nossa respiração deve-se ao movimento do diafragma e os movimentos dos intestinos são também governados pelo princípio do ar. Da mesma forma é ainda o princípio que controla o movimento dos pensamentos.
Fogo (Tejas)
Onde existe movimento existe fricção, o que gera calor e logo a  terceira manifestação da consciência é o fogo, o princípio do calor. O elemento fogo é o poder de transformar uma substância sólida a líquida, em gás e vice-versa. 

Água (Jala)
A água representa o estado líquido da matéria cujos atributos característicos são a fluidez, peso, viscosidade, densidade e coesão. A água é a substância que carece de estabilidade ou forma e que se percebe mediante o gosto.

Terra (Prithvi)
A pura manifestação da consciência é o elemento terra. Devido ao calor do fogo e água, ocorre uma cristalização. De acordo com o Ayurveda, as moléculas da terra não são mais do que a cristalização da consciência. No corpo humano, todas as estruturas sólidas, firme, rijas e compactas derivam do elemento terra, tal como ossos, cartilagens, unhas, cabelo, dentes e pele. Até na mais simples das células, a sua membrana é o elemento terra.
Todos estes elementos estão presentes em todas as células humanas. O homem é representa assim, a criação da consciência universal. O que está presente no cosmos - o macrocosmos, está presente no corpo - o microcosmos.
.:.
Os Gunas - constitução mental
O sistema Tridosha
Os pilares do Ayurveda

Retirado do Manual de Massagem Ayurvedica Tradicional - Módulo I
Professor Valter Cardim, ALBA -  Associação Luso-Brasileira de Ayurvedica