KARMA YOGA .:. PROJECTO YOGA@ESCOLA



YOGASHALA .:. Escola Secundária/3 Prof. Ruy Luís Gomes, Laranjeiro.





A introdução da prática de Yoga, como actividade extracurricular na comunidade escolar, actua com o propósito de proporcionar aos alunos a possibilidade de experimentar, conhecer e aprofundar esta ferramenta de vida milenarmente reconhecida e testada.
Ao observarmos o actual panorama desta civilização moderna, capitalista e globalizada onde tecemos nossas vidas, deparamos com o aumento dos problemas sociais, fruto da intolerância e violência; com stress e os maus hábitos de uma sociedade consumista e viciosa que, propondo o desgaste e o desequilíbrio a todos os níveis - mental/psíquico, emocional e físico - permitem assim, a proliferação do envelhecimento precoce e da doença; e principalmente, uma visão limitadora, ilusória e superficial da nossa própria realidade.

O Yoga é uma tradição com mais de 5000 anos e um poderoso instrumento de crescimento pessoal e transformação espiritual. Esta prática abrangente é sempre actual e universal, compondo-se de diversas técnicas – físicas, respiratórias, de concentração, de limpeza, de relaxamento, entre outras… – que existem no intuito da expansão da consciência individual, pode-se assim definir como sendo um caminho para o auto-conhecimento, harmonia, equilíbrio e unidade.
O Yoga ensina o caminho para alcançar a liberdade e a felicidade, sabendo viver em harmonia e equilíbrio interior, valorizando e desenvolvendo para isso: a tolerância, a aceitação, a saúde, o discernimento, a libertação dos condicionamentos (internos e externos), o poder de Vontade, Acção e Realização.

A necessidade de intervir na comunidade escolar surge na necessidade de fazer um estágio no âmbito do Karma Yoga, isto é o Yoga da “acção desinteressada”, aquele que visa a auto-realização através da acção sem considerar os seus resultados.

O objectivo é permitir aos alunos conhecerem e o ensinamento milenar e universal do Yoga, tanto as suas noções teóricas como práticas, para que estes as interiorizem e delas usufruam como uma ferramenta diária ao longo das suas vidas. A prática constante levará a alterações profundas no interior de cada um, servindo de apoio para melhorar o empenho em qualquer actividade, estabilizando as emoções, aumentando a capacidade de concentração, a sensibilidade e a intuição.